Quem sou eu

São José dos Campos, São Paulo, Brazil
Professora aposentada, eterna apaixonada por flores, animais e logico pelos meus tres filhos e meus netinhos, Gabriel, Miguel e Gustavo.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sapatinho-de-Judia


Sapatinho-de-Judia

59 comentários:

Anônimo disse...

Acho linda a trepadeira Sapatinho de Judia. Tenho uma em casa , mas não estou conseguindo fazer mudas.
Beatriz, você sabe como fazer isto?
dodoocker@hotmail.com

Beatriz disse...

Oi,Maria das Dores!Em primeiro lugar obrigada pela visita.Quanto às mudas do sapatinho -de-judia é só lascar um dos brotos mais velhos podá-los deixando mais ou menos 30 centimetros e plantá-los em vasinhosou diretamente no local desejado,logo ele brotara.Já fiz diversas mudas para minhas amigas, não perdi uma. Tente e depois me conta.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Oi,Beatriz, aqui é Maria das Dores. Sou de Florianópolis e moro em Joinville, Santa Catarina. Recebi suas instruçõs sôbre a trepadeira Sapatinho de Judia. Há alguns anos atras, consegui fazer muitas mudas. Mas, agora, estava plantando as parte mais finas do caule, segundo instruções de uma floricultura. Não estava conseguindo nada.Então andei visitando a internet e , hoje vi as fotos do seu blog. Gostei muito.
Quando vierem as primeiras mudas, mando notícias. UM abraço. M.D.

Lora disse...

Olá Beatriz!Sou de Minas Gerais. Muito me toca pessoas com vc que se dedicam à beleza das plantas, e estou iniciando este gosto tbém, para tanto planejo um caramanchão com a "sapatinho-de-judia", como não disponho de terra livre, pergunto se é possível plantá-la em vaso. Agradeço sua atenção e aguardo seu retorno.
Td de bom!

Anônimo disse...

Ólá Beatriz
Sempre achei linda a trepadeira Sapatinho de Judia e agora por milagre consegui uma muda.Gostaria de saber se posso planata-la em vaso,ou numa jardienira que tenho em volta da picina se não ha risco de suas raizes quebrarem o piso e etc.esde já obrigada.

Anônimo disse...

Olá Beatriz, primeiramente parabens pelo blog. Sou de Minas e estou precisando de uma maozinha sua.

Tenho a Sapatinho de Judia aqui na minha casa. Ela foi plantada ha quase 1 ano e vem se desenvolvendo bem, com uns 10 metros de ramificação, porém ainda não floresceu apesar do rápido crescimento. O que devo fazer, abraços.

Diogo.

Anônimo disse...

Olá; eu estava navegando na internet, qdo.vi a questão sobre a falta de florescência de sua "sapatinho de judia".Talvez vc. deva corrigir o solo onde a mesma esteja, ou adubá-la.Informe-se com alguma casa de jardinagem no local onde vc. reside.
Temos uma muda(há 2 anos) no litoral norte(SP), que começa florescer a partir de outubro e vai até metade do outro ano e não há quem não se encante e não peça uma muda...
Temos "amor agarradinho" que recorda minha infância, alamanda, lágrimas de cristo,jasmim...vários tipos de trepadeiras, que atraem muitos pássaros, abelhas...
Felicidades...a todos...

Anônimo disse...

olá Mineiro Diogo, lí sua pergunta sobre as flores da Sapatinho de Judia, é maravilhosa, também tenho aqui na minha chácara em Ribeirão Pires, e as flores ocorrem sempre. Faça uma adubação de NPK 10-10-10, não falha, cave um círculo em volta do tronco(não precisa ser fundo) e coloque o adubo, cubra novamente com terra e regue normalmente. Tenho certeza que dará muitas flores.
Este adubo serve para todo tipo de plantas e frutíferas.
Um abraço e boa sorte com sua trepadeira indiana.
Silvia Cardim

Anônimo disse...

ola Beatriz como devo cuidar de uma minuscula muda de sapatinho de judia que venho de Santa Catarina, moro em Saõ Paulo, sei que com suas dicas ela vai ficar linda,ah meu nome é Graça, abraço e obrigada até breve

Anônimo disse...

Olá Beatriz!!

Moro em Caxias do Sul, RS, e gostaria de adquirir uma muda do sapatinho de judia, saberia me i nformar onde consigo comprar essa trepadeira?

Unknown disse...

Boa Noite Beatriz...
Beatriz eu tenho Sapatinho Judia em casa e estou pra mudar semana que vem, tava lavando o quintal e guando as plantas quando esbarrei num galhinho da Sapatinho Judia e quebrou, logo em seguida peguei esse galhinho e coloquei num copo com água e ele ñ morreu, hoje plantei num vazinho... Poderia me informar se assim ela sobrevive?
Até agora ela tá bonita e ñ muchou, gostaria de fazer uma muda pra eu levar pra casa nova que vou morar,poderia me dar uma dica... Obrigado!!!
Meu nome é Denis Albert e moro em Ubatuba...

Anônimo disse...

Boa noite. Tenho uma sapatinho de juda que já foi muito bonita, mas caiu todas as folhas e ficaram só os ramos. Não morreu, porque nos ramos se ve que há vida, mas não tem folhas nem flores, alguns brotos muito pequenos e poucos. Como faço para recuperá-la?

Adriana disse...

Estou terminando de construir minha casa,onde tem um amplo quintal.Presico fazer uma cerca viva de +- 5 metros de comprimento por 1,8o de altura.Gostaria de sugestão de trepadeiras com flores para plantar.Outra coisa:tou procurando onde comprar mudas de sapatinho de judia.Fui ontem a Expoholambra e nem lá achei.Sabe me informar como encontrar? Adriana Raposo-Alfenas(MG).

Anônimo disse...

Olá Beatriz s Curitibana apaixonada por sapatinho de judia minha planta esta com lindos chos agora em volta da area e na pergola ,notei em suas folhas uma espécie de bolor pegajoso e gostaria de obter ajuda, aguardo resposta bjos continue assim.

Unknown disse...

Parabéns,pelo carinho com a natureza,moro em apartamento tenho três vazinhos de sapatinha de judia na sacada estou usando o adubo 10 10 10 a dois meses,uso uma vez por mes as folhas continuam queimadas sem vida,rego uma vez por semana está em local claro pega um pouco de sol pela manhã.Peço orientação como,cuidar.
Obrigada
Zeneide

Unknown disse...

Fiz o comentario acima e fica este email para contato
zeneidem1@hotmail.com

Raquel Nunes Pimentel disse...

Bom dia Dna Beatriz

Como posso identificar um broto mais velho e como é essa coisa de tirar uma lasca e podar? Não entendi direito pois sou leiga nessas linguagens rsrs

obrigada
Raquel

NEMA disse...

olá dna Beatriz - meu nome é noemia, a minha irmã já teve esta planta no quintal da casa dela e ficou muito linda, cheia de cachos, porém teve uma reforma na casa e acabou morrendo, gostaria de saber aonde eu consigo mudas, pois já procurei em vários lugares em SP e não achei. e-mail para contato é ncfsouza@kcc.com

Anônimo disse...

Olá Beatriz, tenho uma sapatinho de Judia la em casa e ela comecou com 2 galhinhos, um deles foi crescendo muito bem, mas se enrolou numa linha e morreu, os outros galhos que nao se desenvolveram só este que estava crescendo... e agora o que faço? Podo...aguardo...esta muda pode brotar mais? Aguardo retorno. arte@bethtropia.com.br. Obrigado e adorei o seu blog!!

simone disse...

Eu tambem tenho sapatinho de judia,ela é linda mesmo.
Tenho um vizinho que revende para as floriculturas.
Eu consigo comprar com ele com preço de atacadista.
se alguem interessar pode me ligar (31)8866-0599

paulo disse...

tenho uma sapatinho ha 6 anos, cobre meu pergolado todo, linfda, muito florida... todos se adnmiram... no ultio mes começaram a cair suas folhas, as demais esta amareladas...as ramas estao secas...estou com medo... o que pode ter havido? excesso de calor? fungo? oq ue posso fazer para recupera-la? podar (esta enroscada em arvores ao redor), adubar? quais enfermidades sao comuns nessa planta? SOCORRO

se possivel, resposta pelo email paulo@fortuna.etc.br

yrelc disse...

Beatriz !! acho que vc pode me ajudar,eu tenho um pé de sapatinho de judia,dava muitas flores ,recebia bastante sol,só que tenho uma primavera perto ele subiu em toda ela ,dava muitas flores,depois percebi que as ramas que ficam muito embaixo da folhagem da primavra ñ dá mais flores,procurando uma explicação achei seu blog.Mudas eu sei fazer ,já fiz muitas.Eu podei um pouco as ramas estavam muitas.Que vc acha de tirar toda ela de cima da primavera e puxar para outro lugar. Moro em Curitiba sei que ñ gosta de frio..pode responder alguem.feliz@hotmail.com obrigada Yrelc

Anônimo disse...

Beatriz, resido em Campos dos Goytacazes(RJ) e desejo plantar Sapatinho de Judia na praia. Será que ela se adapta bem a temperatura? Devo preparar o solo de forma especial? Obrigada. Clarice

rosemari sapatinho de judia disse...

oi beatriz, boa tarde, possuo uma chacara e tenho dois pes de sapatinho de judia, estou precisando fazer um bergolado maior para ela e gostaria de saber se posso fazer poda nela, como e quando podar existe alguma revista que fala sobre esta planta
preciso de sua ajuda
meu email sirocontabil@gmail.com

muito obrigada

Rosemari

Unknown disse...

olá, Beatriz

estou com o mesmo problema de algumas pessoas aqui do blog. A minha sapatinha-de-judia(2 anos)está sem nenhuma folha, apesar dos caules estarem verdes; ela 'queimou' alguns brotos novos e caiu todas as folhas.Eu tinha adubado alguns dias antes, mas as outras florezinhas que estão no pé do vaso estão lindas e floridas.

Você me ajuda?
Obrigada,

Rita chamon

ritachamon@ig.com.br

ARANOI disse...

Meu Deus é de enloquecer qualquer um com beleza e gostaria de um flor dessa no meu quintal e FLOR JADE tbem pelo amor de DEUS ...
Jesus sou de Belo Horizonte.
bjos

ARANOI disse...

Meu Deus é de enloquecer qualquer um com beleza e gostaria de um flor dessa no meu quintal e FLOR JADE tbem pelo amor de DEUS ...
Jesus sou de Belo Horizonte.
bjos

Unknown disse...

Boa tarde
Olá Maria
Gostaria de saber onde posso adquirir uma muda dessa linda planta.
Será que pode me ajudar.
balthazar@companhiadascordas.com.br

Atenciosamente

Balthazar Levy

Unknown disse...

eu tenho 3 pergolados com esta trepadeira e preciso fazer poda qual a melhor maneira de faze-la?

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Bom dia Maria
Amei essa maravilhosa à primeira vista !! procurei em minha cidade e não encontrei-fiquei frustrada!! desejo demaissssssssss comprar uma. Como conseguir? ficaria muito grata seme ajudasse!!
Rejane


Será que pode me ajudar?

enajerquadros@gmail.com

Anônimo disse...

conheci esta planta maravilhosa e me apaixonei, moro na cidade de Paulo Afonso - Ba, clima muito quente, tenho um espaço que gostaria de fazer uma plantação desta planta como um túnel de entrada do portão até a casa, mas aqui no nordeste já procurei e ninguém conhece, como faço para conseguir mudas e será que ela ficará bonita neste clima
Telma

Ivelise disse...

Oi Beatriz, obrigada pela dia de como fazer mudas de sapatinho de judia. Tenho aqui em casa mas tá um emaranhado. Quem cuidava era meu pai que faleceu há um ano. Vou tentar fazer as mudas. Fiquei feliz de achar o seu blog, sou tb de São José. Beijos

Artesanatos da JUJU disse...

Bom dia!!! Tenho uma trepadeira com sapatinho de judia em uma pergola... Tenho observador q as guias nao continuam elas secam sera q é por causa do sol intenso?? tem alguma dica?? para elas nao queimarem???

Magda Gil disse...

Maravilhosa essa trepadeira,vi comentarios sobre mudas,costumo colocar os galhos dentro de garrafas pet com água deixo por vários dias vão enraizando.Aos poucos vou colocando terra dentro do recipiente,faço pequenos furos dos lados para a água ir saindo devagar,em alguns dias a mudinha está linda!Parabéns pelo blog e pelo amor a essa planta tão linda.

Anônimo disse...

Olá Beatriz!!! Tenho esta planta, ainda pequena, mas estava se desenvolvendo muito bem, coloquei adubo NPK 10 10 10...e coloquei num local que bate sol quase o dia todo. De repente ela murchou e está secando...o que faco? será que é por causa do adubo ou muito sol???
Fico no aguardo.
Muito obrigada!

Anônimo disse...

quero muito uma muda do sapatinho por favor pode me ajudar me chamo Lilian e amo flores morro em curitiba numa chacara no cic meu msn e walek0011@hotmail.com

karyta disse...

ola beatriz...adorei seu blog!!! Então, plantei a uns 4 meses um muda d spatinho de judia (adorooo), mas ela nao tem se desenolvido muito bem...o jardineiro q a plantou pra mim foi embora =(, e etou meia perdida com os cuidados, moro em chpecó-SC (aqui faz bastante frio), gostaria de saber o q posso fazer pra ve se ela s desenvolve, e como sou novata nessa area, preciso de ajuda! Vc pd me dar umas dicas??
obrigadaa
karyta

Anônimo disse...

Oi, adoro sapatinho, já plantei várias. Quando estão lindas maravilhosas, morrem. Não sei o porque. Foi assim com 6 mudas. Depois de um ano secam.

Anônimo disse...

Olá Beatriz, sou de São Paulo-SP. Tenho duas mudas de Sapatinho de Judia plantados no solo e recebem sol direto formando um carramanchão, como estão grandes e as folhas amareladas gostaria de saber se posso podá-las. Existe tempo certo para essa poda e de quantos centímetros seria do solo.Abraços
Neuza

Anônimo disse...

boa tarde,

fiquei encantada com esta trepadeira Sapatinho de Judia,mora em Marilia, e quero saber onde comprar muda, voces podem me ajudar? obrigado
(tosin_sonia@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostria de saber se a planta sapatinho de judia próximo a piscina daria certo, ela cai MUITAS folhas?

gislaine-osasco disse...

gislaine de osasco,eu vi em uma loja em porto seguro a sapatinho de judia me apaixonei ,gostaria de saber onde posso encontrar e como vou cultiva. gisgrillo@hotmail.com

Mirtes Boaroto disse...

Bom dia Beatriz, quero comprar uma muda da trepadeira sapatilha-de-judia e não encontro fácil aqui em São paulo, gostaria de saber se vc tem alguma dica de onde posso encontrar fácil essa muda.
Grata
Mirtes Boaroto

Shuana Louzada disse...

Tenho um pergolado de sapatinho de judia que está todo tapado. Minha planta tem um ano de idade e deu muitas flores no ano passado. Agora só tem folhagens. Quero saber quando posso podar e como fazer isto?

Camila disse...

Olá, eu realmente gosto de plantas. Eu tngo um apartamento em caxias pequeno, mas, na varanda, eu quero colocar plantas diferentes para embelezar a vista. Eu queria saber se você poderia me ajudar a fazer isso sozinho, as técnicas para fazer bem. Obrigado

ljs disse...

Olá Alguém poderia me enviar duas ou três estacas para muda? Moro em BH. Se houver alguém de BH, posso ir muscar ou mandar motoboy pegar.


Laerte
ljs2905 (@) gmail . com

Anônimo disse...

minha planta sapatinho de judia esta arrazzando ja tem uns tres metros esta florindo muito porem estou fazendo com que ela cresca em cima do muro,em cima do muro tem aquela canaleta com terra comprida de uns 4 metros, porem nao tem planta nenhuma estou deixando para o sapatiho de judia se desenvolver ali sera que vai dar certo ou vou ter que colocar algo para ela trepar,mas o que?me ajude?por favor...

Anônimo disse...

Bom dia.

Luciano F. da Silva

Moro em Arapoti PR e gostaria de comprar algumas mudas da trepadeira Sapatinho de Judia,alguém pode me ajudar.

Obrigado.
lufaci@ig.com.br

Anônimo disse...

olá, eu amo minha trepadeira sapatinho de judia,moro em BH VENDO mudas enteressados pode ligar 03188519942ro ROSE.

Unknown disse...

Oiê, a folhagem da trepadeira Sapatinho de judia está apresentando vários traços pretos nas folhas e no caule. Seria alguma espécie de fungo. Além disso, as folhas amarelam e caem. Alguém saberia me ajudar.

Unknown disse...

Olá.
Tenho uma Sapatinho de Judia no pergolado e observei que parte dela está secando. O que pode ser? O que posso fazer?

Anônimo disse...

Olá, bom dia, tenho uma trepadeira Sapatinho de Judia há uns 4 anos e não consigo fazê-la florir. Ela recebe sombra de manhã e sol a tarde, é regada regularmente e está muito exuberante de folhas mas flores nada.A primeira muda que plantei deu muitas flores. Moro em Goiás. O que você acha que devo fazer? Muito obrigado.

Unknown disse...

Hoje vi os frutos do sapatinho-de-judia. Parecem pequenos tomates.

Unknown disse...

Tenho observado que minha planta sapatinho de judia apresenta dois tipos de ramos. Um, menos vigoroso, que emite os cachos florais. Outro, vigoroso e com crescimento rápido, mas que até agora não emitiu nenhuma flor. Isso é uma característica da espécie?

Atenciosamente

Pedro Paulo Suski

Unknown disse...

ola tenho a sapatinho de judia no meu jardim e estou procurando na internet a dias como fazer mudas e por acaso encontrei sua mensagem obrigado por esclarece minhas duvidas

Unknown disse...

Olá. Tenho Sapatinho de Judia em um vaso 70× 40 e há 4 anos e ninca floreceu. Os troncos são finos e já triquei a terra e swnpre adubo com Npk. Gostaria de instrução. Toma sol o dia todo.

Unknown disse...

Olá eu me chamo Pedrina, estou com o mesmo problema com a minha planta sapatinhos de judia,as folhas estão todas secando. Gostaria de saber se você descobriu porque aconteceu isso,é como você cuidou da sua? Obrigada

Unknown disse...

ola, tudo bem? excelente site, parabéns.
tenho uma questao, pode me ajudar?

tenho uma sapatinho plantada 8 meses num vaso 50x50x50, ela esta amarelando, as vezes, a folha fica pintada e wuase todas estao queimando e caem.

Unknown disse...

Olá, minha Sapatinho d Judia comprei ja meio condenada, to com ela a um ano, ela começo a sair uns brotinhos mas as pontas dos brotos secam, e as folhas estão todas manchadas e secando, o q posso fazer pra salvar a minha planta? obgda.